5SRH Consultoria

Fale Conosco
Horario de Atendimento: Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 hrs

HomedivQuem SomosdivServišosdivCetapdivPerceiros

Banner Topo
- EXIBIR POSTAGEM

Entrevista, o que eu devo fazer?!
Entrevista, o que eu devo fazer?!

VilŃ ou mocinha...
Publicado em: 03/06/2011 - 11:06:03

Diante de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, os processos seletivos tornam-se freqüentes na inserção do profissional neste âmbito, o que incumbe ao sujeito à necessidade de capacitar-se em cursos profissionalizantes e/ou aperfeiçoamento.
Através desta preparação profissional, o candidato terá mais autonomia técnica e uma preparação psicológica em sua apresentação, sentindo-se mais seguro e altivo, fatores que podem inferir positivamente em seu desempenho no processo seletivo, sabendo que este inicia desde a entrega do currículo na empresa, estendendo-se pela entrevista, além dos demais exames admissionais (Psicoteste e Médico), que também são eliminatórios ou classificatórios.
Como agir em uma entrevista? Não existe um padrão de comportamento ou de respostas preparadas para apresentar nesta etapa da seleção, mas sim dicas e fatores que podem contribuir positivamente para que o candidato tenha êxito em sua apresentação. Por exemplo:
  1. Na elaboração do currículo, deve conter informações pessoais básicas e necessárias para identificação e contato com este individuo, como nome completo, data de nascimento, estado civil, endereço, se é habilitado e em qual categoria, descrição das atividades que exercia no cargo, já que a proatividade hoje é uma competência relevante em uma carreira profissional, ter capacidade de aprender diversas atividades e desenvolve-las tem grande valia no mercado laboral, o e-mail (se fizer uso desta ferramenta) e especialmente: o telefone para contato, se for inserir telefone de recado, deve ser de alguém que realmente acesse este “objeto” e possa lhe transmitir a informação.
  2. Se possível, procure conhecer mais sobre a empresa que você participará do processo e pretende ser contratado, é um diferencial e causa boa impressão no entrevistador um candidato que busca informações e está “antenado” com o mundo a sua volta.
  3. Evita-se hoje divulgar exigências quanto à aparência de um candidato, contudo, sabe-se que esta característica também é avaliada em uma entrevista, procure então usufruir de seus “dotes”, não exagere! Se vestir bem ou apropriadamente para uma seleção, não é mostrar que está na moda ou colocar uma roupa decotada, onde a parte do seu corpo que será avaliada pode ser qualquer uma menos o seu cérebro, vista-se de uma forma que emita ao entrevistador a idéia de quem você é, porém que esteja “acomodado” dentro do cargo que você pleiteia, exemplo: Se fará um processo para área administrativa, trajes sociais, pouca maquiagem, enfim discrição; Se fará processo para uma área operacional, pode vestir-se com jeans básico (sem rasgões, customizações, sem exagero!!!), camisa, sapato fechado. Cabelo arrumado, barba feita, unhas limpas... O que importa realmente é se você está sentindo-se bem. E lembre-se, boa apresentação pessoal não esta relacionado a beleza física.
  4. Programe-se! Tente chegar com antecedência no local do processo, pelo menos uns 15 minutos, esta atitude mostra que você é pontual, assíduo, comprometido e que tem realmente interesse na vaga.
  5. Durante a entrevista, tente manter a calma! É difícil, mas você pode conter-se, respondendo apenas o que o entrevistador perguntar, não seja monossilábico, porém também não faça “rodeios”, pois você pode pecar por excesso e terminar falando o que não deve e não interessa! Tente olhar sempre nos olhos do entrevistador, se for tímido, tente ao menos responder olhando o máximo que puder para o mesmo, isso demonstra segurança, indicio de “honestidade”, sem contar a capacidade de contenções emocionais controladas pelo candidato e que também são observadas. Ao sair agradeça a participação e ressalte que tem “total” disponibilidade para o cargo (se não tiver é melhor nem dizer!).
  6. Ao sair da empresa, seja educado, você ainda está sendo avaliado! Agradeça a todos que couber (recepcionista, atendente, portaria...) e AGUARDE contato ou SÓ LIGUE se tiver sido solicitado pelo entrevistador, caso contrário, além de “incomodá-lo”, você poderá ser visto como ansioso, nervoso, inseguro e questionador.
Se acaso não for selecionado para próxima etapa e/ou para o cargo, procure saber se é POSSÍVEL um feed back do entrevistador, servirá para você verificar o que pode melhorar e na auto-análise, NÃO para questioná-lo, se estiver irritado, melhor não o fazer, você pode se “ queimar”! Enfim, se não for selecionado desta vez; Não desista!!! Você pode não está dentro do perfil desta vaga no momento, mas pode conseguir em um outra ocasião, ou para uma outra empresa, lembre-se que só conseguimos realizar nossos objetivos se tentarmos, com certeza surgirão mais oportunidades.
A construção de um profissional qualificado e realizado, depende muito de você! Autoconhecimento, controle e competências, são fatores imprescindíveis para o ideal de uma excelência profissional, contudo podem ser aprendidas e superadas a todo momento!!!
Por Jaqueline Falcão

 

Fonte: JAQUELINE FALC├O


Rua Visconde de Mauá, Nº 264, Estação Nova.
Feira de Santana-BA - Tel: (75) 3223-8623 | E-mail: contato@5srhconsultoria.com.br
Curta Nossa Página
5SRH - 2015 © - Todos os direitos reservados.